Medicina do Sono

Nos últimos anos os transtornos do sono em geral e a síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) em particular, têm vindo a ganhar uma crescente importância. Um em cada quatro adultos ressona. O ronco, além de incomodar o sono dos cônjuges, pode indicar uma doença mais grave, chamada Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Em determinadas situações, o tratamento de primeira linha para a roncopatia e apneia do sono leves a moderadas deve ser feito através do uso de um aparelho intra-oral. Trata-se de um dispositivo, semelhante a uma goteira, como usam os desportistas de alta competição, com a particularidade de permitir um avanço mandibular reposicionando a língua e conduzindo à desobstrução das vias aéreas durante o sono. O dispositivo intra-oral é fácil de usar, confortável e uma excelente alternativa a outro tipo de abordagens terapêuticas mais complexas, invasivas e irreversíveis para o paciente.
Dispomos de uma equipa de profissionais formados em medicina oral do sono. Colaborando de forma interdisciplinar com outras áreas da medicina, a nossa equipa indicar-lhe-á o tratamento mais adequado para si, bem como o acompanhamento necessário a um tratamento bem-sucedido. A medicina dentária constitui a primeira linha na prevenção e diagnóstico dos distúrbios do sono.

Apneia do sono

Apneia do sono

A síndrome da apneia do sono e da hipopneia (SAHS) é uma patologia muito comum (de acordo com estudos recentes que afeta mais de 25% da população) que ocorre quando a respiração normal durante o sono  é interrompida .  Isso implica uma série de riscos para a saúde do paciente.

A apneia pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, embora os homens tenham maior probabilidade de desenvolver esta doença. O risco também é maior para aqueles:

  • Mais de 40 anos.
  • Com excesso de peso.
  • Com amígdalas grandes, língua comprida ou mandíbulas mais curtas
  • Com historia familiar de apneia do sono.
  • Com obstrução nasal devido a desvio de septo, alergias ou problema de sinusite.

Se não tratada, a apneia pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo:

  • Sonolência diurna
  • Pressão arterial alta.
  • Insuficiência cardíaca, ataque cardíaco.
  • Diabetes.
  • Depressão.
  • Diminuição da libido

Graças ao dispositivo que utilizamos (APNiA®,) pacientes com apneias leves e moderadas podem ser diagnosticados e tratados na nossa clínica através de duas férulas em cada maxilar unidas por conectores. Também é útil para pacientes com apneias graves que rejeitam ou não toleram o tratamento com as máquinas de pressão positiva (CPAP), fornecidas pelas unidades de sono, ou para estabelecer tratamentos combinados.

FAQs

Consultas

Na LAclinic tem ao seu dispor uma equipa com os melhores profissionais na área da saúde oral, através de marcação online ou por telefone.

MARCAR

LAclinic

Na LAclinic cada paciente é único e por isso procuramos sempre individualizar o seu tratamento, encontrando a melhor solução estética e funcional.

CLÍNICA CERTIFICADA ISO:9001

Certificação ISO:9001          Leading Dentists

Contactos

Emergência 24/7

912 681 075

LAclinic Aveiro - Edifício 15

234 429 755

LAclinic Aveiro - Edifício Corticeiro

234 425 917

LAclinic Oliveira do Bairro

234 747 368

segunda a sexta: 9:00 às 13:00; 14:00 às 20:00
sábado: 09:00 às 13:00