Se colocaste um aparelho fixo, deves ter alguns cuidados especiais para evitar problemas como cáries, gengivite e o acúmulo de placa bacteriana.
Escova os dentes depois de cada refeição com uma escova ortodôntica ou de cerdas macias e pasta dentífrica ortodôntica.
Usa fio dentário diariamente, de preferência com um passa-fio para facilitar a limpeza.
Usa uma escova interdental (escovilhão) para remover restos de comida entre os brackets e os arames.
Enxagua a boca com um colutório de flúor cerca de 5 mL durante 1/2 minutos após a escovagem para ajudar na higiene e na prevenção de cáries (dado no kit inicial). Não deve ingerir.
Nota: Tratamento com a duração prevista de 24 meses.
Evita alimentos duros (pipocas, frutos secos, tostas), pois podem partir o aparelho.
Reduz o consumo de alimentos pegajosos (pastilhas elásticas, caramelos, rebuçados), porque podem ficar presos no aparelho.
Corta alimentos como maçãs, cenouras e pão rijo em pedaços pequenos antes de comer.
Nunca trincar gelo ou canetas/lápis pois podem destruir o aparelho.
Evita bebidas açucaradas e ácidas (refrigerantes e sumos cítricos), pois podem enfraquecer o esmalte dos dentes e evita os ossos de alimentos pois podem fraturar o aparelho.
Nos primeiros dias, após a colocação ou ajuste do aparelho, podes sentir dor ou sensibilidade. Opta por alimentos mais moles e frios.
Se o aparelho magoar a boca, usa cera ortodôntica para reduzir o desconforto (uma bolinha no bracket que está a criar a zona de desconforto).
Comparece às consultas regulares no dentista para ajustes e acompanhamento.
Tentaremos responder às suas questões com a maior brevidade.
Caso pretenda, também poderá entrar em contacto com a LAclinic através de:
Tel. 912 681 075
Email: pacientes@laclinic.pt