Consentimento Informado

Ortodontia

Consentimento Informado para Pacientes que fazem Ortodontia

(de acordo com a Associação Americana de Ortodontistas)

 

Riscos e Limitações do Tratamento Ortodôntico

A Ortodontia e Ortopedia Dentofacial é a especialidade dentária que inclui o diagnóstico, prevenção, intercepção e correção da máoclusão, assim como de anomalias esqueléticas e neuromusculares de desenvolvimento ou de estruturas orofaciais maturadas. O ortodontista é o especialista médico-dentário que completou pelo menos mais dois anos de formação pós-graduada em ortodontia, num programa devidamente acreditado, após a sua graduação em medicina dentária. Um tratamento ortodôntico com sucesso é resultado de uma relação de total cooperação entre ortodontista e paciente. O médico especialista e a sua equipa comprometem-se a alcançar o melhor resultado possível para cada paciente. Como regra geral, pacientes informados e cooperantes podem alcançar resultados bastante positivos. Apesar de reconhecidos os benefícios de um sorriso bonito e saudável, deverá ter ainda em consideração que, como em todos os actos médicos, o tratamento ortodôntico tem limitações e potenciais riscos. Raramente, estes riscos são de tal forma graves que contra indiquem o tratamento; no entanto, todos os pacientes devem considerar seriamente a opção de não realizar qualquer tratamento ortodôntico aceitando a sua condição oral existente. Alternativas ao tratamento ortodôntico podem variar de acordo com cada caso específico, e soluções protéticas ou tratamento ortodôntico limitado possam ser considerados. O(a) paciente é encorajado a discutir alternativas com o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

 

Resultados do Tratamento

O Tratamento Ortodôntico geralmente prossegue como planeado, e é nossa intenção fazer tudo o que seja possível ao nosso alcance para atingir o melhor resultado para cada paciente. No entanto, não podemos garantir que ficará totalmente satisfeito(a) com os resultados, nem poderão ser antecipadas todas as complicações e consequências. O sucesso do tratamento depende da sua cooperação em comparecer às consultas, manter de uma boa higiene oral, evitar aparelhos soltos ou fraturados e cumprir cuidadosamente as instruções do ortodontista.

 

Duração do Tratamento

A duração do tratamento depende de vários factores, incluindo a gravidade do problema, o crescimento do paciente e o nível de cooperação do paciente. Por norma, o tempo total de tratamento é bastante aproximado do tempo de tratamento estimado no início, mas poderá ser prolongado se, por exemplo, ocorrer um crescimento imprevisto, se existirem hábitos que afetem as estruturas dentofaciais, se ocorrerem problemas periodontais ou outros problemas dentários, ou se a cooperação do paciente não é adequada. Face ao exposto, alterações ao plano de tratamento original podem ser necessárias. Se o tratamento se prolongar além do estimado, taxas adicionais poderão ser analisadas.

 

Desconforto

A boca é muito sensível, por isso é expectável um período de habituação e algum desconforto inicial decorrente do uso do aparelho ortodôntico. Analgésicos sem receita médica podem ser utilizados durante este período de habituação.

 

Recidivas

O tratamento ortodôntico completo não garante dentes perfeitamente alinhados para o resto da sua vida. Aparelhos de contenção são necessários para manter os seus dentes nas suas novas posições. Deverá utilizar os aparelhos de contenção conforme indicação médica ou os seus dentes poderão mover-se, para além de outros efeitos adversos. A utilização regular dos aparelhos de contenção é muitas vezes necessária por vários anos após a conclusão do tratamento ortodôntico. Todavia, alterações poderão ocorrer devido a causas naturais, incluindo hábitos com alteração da dinâmica lingual, respiração bucal, e crescimento e maturação contínuos ao longo da vida. Com o tempo, na maior parte das pessoas existem movimentações dentárias. Pequenas irregularidades, particularmente nos dentes anteriores do maxilar inferior, terão de ser assumidas. Algumas destas alterações poderão necessitar de tratamento ortodôntico adicional ou, em certos casos, cirurgia. Em certos casos são necessários aparelhos de contenção fixos ou outros dispositivos realizados pelo seu dentista.

 

Extrações

Em alguns casos é necessária a extração de dentes decíduos (leite) ou permanentes. Existem riscos adicionais associados às extrações dentárias que deverão ser discutidos com o seu dentista generalista ou cirurgião oral antes do referido procedimento.

 

Cirurgia Ortognática

Certos pacientes têm desarmonias esqueléticas significativas necessitando de cirurgia ortognática (dentofacial) aliada ao tratamento ortodôntico. Existem riscos adicionais associados a esta cirurgia que deverá discutir com o seu cirurgião oral e/ou maxilo-facial antes de iniciar o tratamento ortodôntico. Por favor, note que o tratamento ortodôntico prévio à cirurgia ortognática serve, quase sempre, para alinhar os dentes individualmente em cada maxilar. Por isso, os pacientes que interrompam o tratamento ortodôntico sem terminar os procedimentos cirúrgicos planeados podem desenvolver uma má-oclusão mais grave do que no início do tratamento!

 

Descalcificação e Cárie Dentária

É necessária uma higiene oral excelente durante o tratamento ortodôntico, assim como consultas regulares com o dentista generalista. Uma higiene oral deficiente pode resultar no desenvolvimento de cáries, alterações da cor dos dentes, doença periodontal e/ou descalcificações. Apesar destes problemas poderem ocorrer mesmo sem a realização de tratamento ortodôntico, o risco é maior nos pacientes ortodônticos. Estes problemas poderão ainda ser agravados se o paciente não beneficiar de água fluoretada ou um substituto, ou se o paciente consumir alimentos ou bebidas açucaradas.

 

Reabsorção Radicular

As raízes dentárias de alguns pacientes encurtam (reabsorvem) durante o tratamento ortodôntico. Não são exatamente conhecidas as causas desta reabsorção radicular, nem é possível prever em que pacientes poderá ocorrer. No entanto, muitos pacientes mantêm, ao longo da sua vida, dentes com reabsorções severas. Se a reabsorção for detectada durante o tratamento ortodôntico, o seu ortodontista pode recomendar suspender o tratamento por determinado período ou mesmo removê-lo antes da conclusão do tratamento.

 

Lesões Pulpares (“Nervo”)

Um dente que sofreu trauma por acidente ou cárie profunda pode apresentar danos no seu nervo. A movimentação ortodôntica dos dentes pode, em alguns casos, agravar esta condição. Em certos casos, a desvitalização do dente poderá ser necessária. Em casos extremos, os dentes ou dentes poderão ser perdidos.

 

Doença Periodontal

A doença periodontal (gengiva e osso) pode estabelecer-se ou piorar durante o tratamento ortodôntico devido a vários factores, mas mais vulgarmente devido à falta de uma higiene oral adequada. O seu dentista generalista, ou, quando indicado, periodontologista deverá monitorizar a sua saúde periodontal durante o tratamento ortodôntico a cada três a seis meses. Se a saúde periodontal não estiver estabilizada, o tratamento ortodôntico deverá ser interrompido antes da sua conclusão.

 

Lesões devidas a Aparelhos Ortodônticos

Actividades ou certos alimentos que poderão danificar, soltar ou deslocar os aparelhos ortodônticos necessitam de ser evitados. Aparelhos ortodônticos soltos ou danificados poderão ser aspirados ou engolidos ou causar outras lesões ao paciente. Deverá informar o seu ortodontista se sentir algum sintoma anormal ou em caso de componentes do aparelho soltos ou fraturados, assim que se aperceber. É possível ocorrerem danos no esmalte ou restaurações (coroa, compósito, faceta, etc.) dos dentes aquando da remoção dos aparelhos ortodônticos. Este problema é mais comum quando se utilizam aparelhos estéticos (transparentes ou da cor dos dentes). Se uma restauração ou dente for danificado, a restauração do dente em questão será realizada pelo seu dentista generalista.

 

Aparatologia Extra-oral

Os aparelhos extra-orais apoiados na cabeça e face podem ferir o paciente. Estas lesões podem incluir danos na face e olhos. Em caso de lesão, em especial lesão ocular, mesmo que leve, deve procurar-se ajuda médica de imediato. Evitar usar este tipo de aparelhos em situações passíveis de provocar o seu deslocamento ou até remoção. Jogos e actividades desportivas devem ser evitados quando se utilizam estes dispositivos.

 

Disfunção da Articulação Temporomandibular

Podem ocorrer problemas nas articulações dos maxilares, i.e., articulações temporomandibulares (ATMs), causando dor, dores de cabeça ou problemas de ouvidos. Vários factores podem afectar a saúde das articulações dos maxilares incluindo trauma prévio, artrite, tendência hereditária a problemas das articulações temporomandibulares, apertar ou ranger os dentes, mordida desequilibrada e muitas outras condições médicas. Estes problemas articulares podem ocorrer com ou sem tratamento ortodôntico. Quaisquer sintomas das articulações temporomandibulares, incluindo dor, estalidos ou dificuldades de abertura ou fecho, deverão ser imediatamente reportadas ao seu ortodontista. O tratamento por outros médicos especialistas pode ser necessário.

 

Dentes Inclusos ou Anquilosados

Os dentes podem ficar inclusos (aprisionados dentro do osso ou gengivas), anquilosados (fundidos com o osso) ou apenas não erupcionarem. Muitas vezes, estas condições ocorrem sem razão aparente e geralmente não podem ser antecipadas. O tratamento destas condições depende do caso em particular e da importância do dente envolvido, podendo ser necessárias extrações, exposições cirúrgicas, transplantação cirúrgica ou substituição protética.

 

Ajuste Oclusal

São expectáveis imperfeições mínimas na maneira como os seus dentes encaixam após o final do tratamento. Um procedimento para promover o equilíbrio oclusal (contactos dentários) pode ser necessário. Este procedimento necessitar de remoção de uma pequena porção de esmalte entre os dentes, originando assim superfícies dentárias mais planas de forma a reduzir a possibilidade de recidivas.

 

Resultados Não Ideais

A grande variabilidade no tamanho e forma dos dentes, dentes ausentes, etc., pode impossibilitar um resultado ideal (por exemplo, fecho total de espaços). Tratamentos dentários restauradores, como restaurações com resinas compostas, coroas ou pontes ou terapia periodontal podem estar indicados. Deverá ser encorajado a discutir com o seu ortodontista e dentista generalista os possíveis tratamentos coadjuvantes.

 

Terceiros Molares

À medida que os terceiros molares (dentes do siso) se desenvolvem, o alinhamento dos seus dentes pode ser alterado. O seu dentista e/ou ortodontista deve monitorizá-los de forma a determinar quando e se os terceiros molares deverão ser extraídos.

 

Alergias

Ocasionalmente, os pacientes poderão ser alérgicos a algum componente dos materiais do seu aparelho ortodôntico. Esta condição pode levar à alteração do plano de tratamento ou interrupção do tratamento antes da sua conclusão. Embora em casos extremamente raros, pode ser necessário acompanhamento médico devido a alergias a materiais dentários.

 

Problemas de Saúde Sistémicos

Problemas de saúde sistémicos como desordens do osso, sangue ou endócrinas, assim como uso de medicação com ou sem prescrição médica (incluindo bisfosfonatos) podem afetar o tratamento ortodôntico. É imperativo que informe devidamente o seu ortodontista acerca de possíveis alterações no seu estado de saúde geral.

 

Tabaco

Fumar ou mascar tabaco aumenta o risco de doenças gengivais e interfere com a cicatrização após cirurgia oral. Os fumadores estão também predispostos ao desenvolvimento de cancro oral, recessão gengival e movimento dentário atrasado durante o tratamento ortodôntico. Se for o seu caso, deve considerar a possibilidade do resultado do tratamento ortodôntico ficar comprometido.

 

Dispositivos de Ancoragem Temporários

O seu tratamento pode incluir o uso de dispositivos de ancoragem temporários (i.e. parafuso (implante) ou placa implantados no osso). Há riscos específicos associados a estes dispositivos. É possível que o parafuso possa ficar solto, sendo necessária a sua remoção, recolocação ou substituição com um parafuso maior. O parafuso e restantes materiais poderão ser acidentalmente ingeridos. Se não for possível estabilizar o dispositivo por um período de tempo adequado, um plano de tratamento alternativo pode ser necessário. É possível que o tecido ao redor do dispositivo possa ficar inflamado ou infectado, ou os tecidos moles podem crescer por cima do mesmo, o que exige a sua remoção, excisão cirúrgica do tecido e/ou uso de antibióticos ou bochechos com agentes antimicrobianos. É também possível que estes parafusos possam fraturar (i.e. aquando de inserção ou remoção). Se tal ocorrer, a peça fraturada pode ser deixada na sua boca ou poderá ser cirurgicamente removida. Esta situação pode exigir o encaminhamento para outro especialista. Aquando da inserção dos dispositivo(s), é possível causar danos à raiz de um dente, a um nervo, ou perfurar o seio maxilar. Normalmente, estes problemas não são significativos; contudo, tratamento médico ou dentário adicional podem ser necessários. Pode ser usada anestesia local aquando da inserção ou remoção destes dispositivos o que também comporta riscos. Por favor, comunique com o seu médico se já teve algum problema com anestesias dentárias.

Se alguma das complicações acima mencionadas ocorrerem, pode ser necessário o encaminhamento para o seu dentista ou outro especialista médico ou dentário para tratamento. Os custos associados a estes tratamentos não estão incluídos no orçamento do tratamento ortodôntico.

 

Declaração de Ter Sido Informado(a)

Venho por meio do presente documento confirmar que li e compreendi totalmente as considerações e riscos do tratamento apresentado neste formulário. Compreendo também que poderão surgir outros problemas que ocorrem com menor frequência que os aqui apresentados e que os resultados poderão diferir dos resultados esperados.

Reconheço ainda que discuti este formulário detalhadamente com o(s) meu(s) ortodontista(s) e foi-me dada a oportunidade de expor todas as dúvidas. Com a informação que me foi dada, tive de decidir o meu tratamento. Assim, dou o meu consentimento e autorizo a realização do tratamento proposto pelo(s) ortodontista(s) indicado(s) abaixo. Autorizo também o(s) ortodontista(s) a partilhar a minha informação médica a outros profissionais de saúde que me prestem cuidados de saúde. Entendo ainda que o valor pago inclui apenas o tratamento ortodôntico. Tratamentos realizados por outros prestadores de saúde não se incluem no valor referente ao tratamento ortodôntico.

 

Consentimento Informado para a Realização do Tratamento Ortodôntico

Venho por meio do presente documento consentir a recolha de dados de diagnóstico, incluindo raios X, antes, durante e após o tratamento ortodôntico, e sempre que necessário, pela equipa médica mencionada neste documento. Compreendo totalmente todos os riscos associados ao tratamento.

 

Autorização para Divulgação da Informação Médica do Paciente

Autorizo, por meio do presente documento, o(s) médico(s) acima mencionados a fornecer a outros profissionais de saúde informação relativa ao meu tratamento ortodôntico sempre que necessário. Compreendo que uma vez divulgada, o(s) médico(s) e equipa acima mencionados não têm qualquer responsabilidade por eventuais divulgações por parte do indivíduo que recebeu esta informação.

 

Consentimento para Utilização de Dados

Por meio do presente documento, dou a minha permissão para a utilização dos meus dados ortodônticos, incluindo fotografias realizadas durante o exame clínico, tratamento e pós-tratamento seja por motivo de partilha de conhecimento entre profissionais de saúde, pesquisa, fins educativos ou para publicação em revistas científicas.

 

A American Association of Orthodontists é uma organização educacional internacional sem fins lucrativos e não se responsabiliza pela interpretação, apresentação, ou eventual resultado do procedimento acima exposto.

Contacte-nos

Tentaremos responder às suas questões com a maior brevidade.

Caso pretenda, também poderá entrar em contacto com a LAclinic através de:

Tel. 912 681 075
Email: pacientes@laclinic.pt

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Utilização da Google.