(de acordo com o Colégio Internacional de Implantologistas Orais)
Recebi informação e compreendo a natureza do procedimento cirúrgico de implantação. Compreendo o que é necessário para levar a cabo a colocação do implante no osso.
O meu médico examinou a minha boca cuidadosamente. Explicou-me as alternativas a este tratamento. Provei ou considerei estes métodos mas desejo implante(s) para conseguir substituir os dentes que me faltam.
Recebi informação sobre os possíveis riscos e complicações associados à cirurgia e toma de medicamentos tais como a perda de sensibilidade nos lábios, língua, mento e dentes. Também fui informado(a) que é possível ocorrer dano de dentes adjacentes, fratura de ossos, penetração no seio maxilar, cicatrização demorada (fumadores) e reações alérgicas a medicamentos usados.
Compreendo que se nada for feito quando à falta de dentes, qualquer dos seguintes casos pode ocorrer: perda óssea, inflamação da gengiva, infeção, sensibilidade e mobilidades de dentes e extrações. São também possíveis transtornos da articulação temporomandibular, dores de cabeça, dores no pescoço e músculos faciais e fadiga dos músculos mastigatórios.
O meu médico explicou-me que, apesar do êxito do implantes dentários ser superior a 95%, não há nenhum método que possa prever com exatidão a capacidade de cicatrização do osso e gengiva em cada paciente após a colocação de implantes.
Explicaram-me que, por vezes, os implantes falham e têm de ser removidos. Informaram-me e compreendo que a prática da medicina dentária não é uma ciência exata; não se podem dar garantias nem segurança totais quanto aos resultados ao tratamento e cirurgia, já que dependem de cada indivíduo.
Compreendo que fumar afeta a cicatrização óssea e favorece a instauração e perpetuação de infeções em torno dos implantes, que têm, portanto, uma taxa de sucesso inferior à dos pacientes não fumadores.
Concordo com o tipo de anestesia que o médico selecione. Estou de acordo em seguir as instruções pós-operatórias dadas pelo médico, incluindo cuidados a ter nos dias seguintes e técnicas de higiene corretas. Estou de acordo em visitar o médico para exames regulares segundo as suas instruções.
Informei com exatidão o médico acerca do meu historial de saúde mental e física. Também informei acerca de reações anteriores pouco usuais ou alérgicas a medicamentos, alimentos, picadas de insetos, anestesia, pó, pólens, etc. Também informei acerca de distúrbios sanguíneos ou outras doenças ou outras condições relacionadas com a minha saúde.
Dou o meu consentimento para que tirem fotografias ou façam gravações vídeo e tirem radiografias do procedimento para o avanço da medicina dentária, desde que a minha identidade não seja divulgada.
Peço e autorizo tratamentos médicos/dentários para mim, incluindo implantes ou outra cirurgia. Compreendo perfeitamente que durante o procedimento possam manifestar-se certas situações que necessitem, a juízo do médico, de tratamento adicional ou alternativo para êxito do tratamento completo. Também aprovo qualquer modificação ao desenho, materiais ou cuidados desde que seja para meu proveito.
O Colégio Internacional de Implantologistas Orais é uma organização educacional internacional sem fins lucrativos e não se
responsabiliza pela interpretação, apresentação, ou eventual resultado do procedimento acima exposto.
Tentaremos responder às suas questões com a maior brevidade.
Caso pretenda, também poderá entrar em contacto com a LAclinic através de:
Tel. 912 681 075
Email: pacientes@laclinic.pt