O Bruxismo durante o Sono

2022-05-17

O Bruxismo durante o Sono

O Bruxismo e a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono são distúrbios altamente prevalentes que prejudicam a noite de descanso de muitas pessoas, podendo apresentar grandes prejuízos na qualidade do sono e complicações estruturais e sistémicas

Acredita-se que ambos compartilham um mecanismo patofisiológico comum, onde o stress, ansiedade e depressão estão presentes. Assim o estudo de ambos é de interesse crescente.

O bruxismo é uma atividade repetitiva e involuntária dos músculos da mastigação, caracterizado pelo apertar e/ou ranger dos dentes que pode ocorrer durante o dia e/ou noite. Tal parafunção pode provocar desgaste e dor dentária, problemas periodontais, dor e ruídos articulares como estalidos e crepitações, cefaleia, limitação do movimento mandibular, mialgia, além de poder perturbar os parceiros de sono na estabilidade da sua noite, com o barulho produzido.

A apneia é uma doença séria de distúrbio do sono, que tem como principais características as pausas frequentes na respiração, durante o mesmo. Esta influência diversos órgãos e sistemas do nosso corpo, provocando ou potencializando problemas como  enfarte do miocárdio, AVC, obesidade, diabetes, impotência sexual, problemas de memória e dificuldade de concentração, stress, alterações de humor e irritabilidade, maior índice de acidentes domésticos, no trabalho e no trânsito.

O ronco alto e persistente, assim como acordar cansado, ter sonolência durante o dia ou ter dor de cabeça repetidamente, são os sintomas mais comuns.

A associação do Bruxismo e da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) tem sido muito estudada e avaliada e, segundo pesquisas recentes, 75% dos pacientes que apresentam apneia severa possuem alta incidência de bruxismo. Esse fato é muito importante, pois, algumas terapêuticas utilizadas para tratar o bruxismo do sono, como alguns medicamentos, certos aparelhos e alguns aparelhos ortopédicos funcionais, podem contribuir para acentuar o quadro dos distúrbios respiratórios do sono do paciente.

O exame de Polissonografia deve ser indicado, caso o paciente apresente algum sintoma relacionado à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, a fim de se confirmar o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento.

O tratamento deve ter por base o fato de se tratarem de patologias multifatoriais, pelo que mudanças no estilo de vida, gestão de stress, perda de peso, actividade física devem ser complementares ao uso de um dispositivo de assistência respiratória durante a noite ou aparelhos intra-orais específicos, que impedem o bloqueio da via aérea e protegem as estruturas do sistema estomatognático.

Dra. Maria Berardo

VOLTAR

Pesquisa

Últimas Publicações

LAclinic

Na LAclinic cada paciente é único e por isso procuramos sempre individualizar o seu tratamento, encontrando a melhor solução estética e funcional.

CLÍNICA CERTIFICADA ISO:9001

Certificação ISO:9001          Leading Dentists Portugal

Contactos

Emergência 24/7

912 681 075

LAclinic Aveiro - Edifício 15

234 429 755

LAclinic Aveiro - Edifício Corticeiro

234 425 917

LAclinic Oliveira do Bairro

234 747 368

segunda a sexta: 9:00 às 13:00; 14:00 às 20:00
sábado: 09:00 às 13:00