Facetas Cerâmicas em Medicina Dentária

2021-01-26

Facetas Cerâmicas em Medicina Dentária

As Facetas Dentárias são fragmentos de cerâmica de espessura reduzida, colados ou aderidos apenas à porção exterior dos dentes.

Um pouco de história:

A história das facetas dentárias começou em Hollywood no final de 1920, com o Dr. Charles Pincus, que encontrou um método para melhorar o sorriso de algumas das estrelas de Hollywood da altura que eram suas pacientes.

O sistema incluía uma pequena capa de acrílico que se colocava sobre o dente natural do paciente, sendo apenas usadas durante as gravações e imediatamente removidas. No entanto, apenas após 1980 com o desenvolvimento da adesão, a técnica se começou a implantar em todo o mundo, tendo sofrido uma evolução gradual até à atualidade.

O que são facetas?

As Facetas Dentárias são fragmentos de cerâmica de espessura reduzida (0,3 a 0,7 mm) que são "colados" ou aderidos, apenas à porção exterior dos dentes. 

Este tratamento é realizado quando se pretende modificar a forma e/ou a cor dos dentes, a oclusão e o desgaste dentário (bruxismo) e o fecho de espaços entre dentes (diastemas). Estão ainda indicadas para recobrir manchas brancas ou amarelas que não sejam passivas de correção com tratamentos conservadores (resinas compostas). Geralmente exigem preparo do dente, entre 0,3mm a 1,2 mm de espessura, para que o dente possa "acomodar" a cerâmica, conseguindo-se dessa forma um resultado natural.

Apenas é possível considerar este tratamento quando existe grande quantidade da camada mais externa do dente (o esmalte) ainda disponível. É expectável que este tratamento dure em média entre 10 a 30 anos, com o acompanhamento clínico adequado.

Quais as etapas do processo de colocação de facetas cerâmicas?

O processo de execução deste tratamento começa pelo estudo cuidadoso do caso e avaliação da estrutura dentária remanescente. Após entender quais as expectativas do paciente, é necessário efetuar impressões para estudo do caso (moldes) e registos fotográficos.

Após esta etapa, o técnico de prótese dentária, com as indicações do médico dentista, efetua o enceramento do caso, que mais não é do que o desenho do futuro sorriso.

Após esta fase, é efetuado mock-up, que é a colocação do projeto do sorriso na boca do próprio paciente, ainda sem nenhuns desgastes, para que este possa avaliar a integração do tratamento no seu sorriso, podendo inclusive este "test-drive" ser utilizado durante alguns dias.

Após a aceitação do mock-up, é efetuada uma ou mais sessões de preparo dos dentes e moldes, que poderá ou não exigir a utilização de anestesia local. São colocados no final de cada sessão, pequenas capas de revestimento provisório, sempre com base no projeto final previamente aprovado.

Por fim, quando as facetas cerâmicas se encontrarem prontas, são aderidas ou "coladas" aos dentes preparados num procedimento cuidadoso, por forma a assegurar a durabilidade a longo prazo do tratamento.

VOLTAR

Pesquisa

Últimas Publicações

LAclinic

Na LAclinic cada paciente é único e por isso procuramos sempre individualizar o seu tratamento, encontrando a melhor solução estética e funcional.

CLÍNICA CERTIFICADA ISO:9001

Certificação ISO:9001          Leading Dentists Portugal

Contactos

Emergência 24/7

912 681 075

LAclinic Aveiro - Edifício 15

234 429 755

LAclinic Aveiro - Edifício Corticeiro

234 425 917

LAclinic Oliveira do Bairro

234 747 368

segunda a sexta: 9:00 às 13:00; 14:00 às 20:00
sábado: 09:00 às 13:00