Dia Mundial da Alimentação

2020-10-16

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação não poderíamos deixar de fazer referência à relação intrínseca entre saúde oral e a alimentação. A célebre frase “Somos o que comemos” aplica-se de igual forma à saúde da nossa boca e este artigo explica o porquê.

A sua boca, os seus dentes e gengivas são mais do que apenas ferramentas para comer. Eles são essenciais para mastigar e engolir - os primeiros passos no processo de digestão. A boca é o ponto de contacto inicial do nosso corpo com os nutrientes que consumimos. Portanto, o que coloca na boca afeta não apenas a saúde geral, mas também a dos dentes e gengivas. De facto, se a sua nutrição é pobre, os primeiros sinais costumam aparecer na boca.

As nossas necessidades nutricionais e calóricas individuais dependem da idade, sexo, nível de atividade física e outros fatores de saúde. A cada 5 anos, desde 1980, uma nova edição das Guidelines Dietéticas dos EUA é publicada. Segundo estas, um padrão de alimentação saudável inclui:

A saúde dos nossos dentes é influenciada pelos alimentos e bebidas que comemos entre as refeições principais. Infelizmente, na maioria das vezes optamos por snacks ricos em açúcar e calorias que danificam os dentes, promovendo o aparecimento de cáries. Alimentos como iogurte, frutas, legumes e nozes evitam e previnem muitos problemas de dentes.

Alimentos ácidos e nutritivos, como tomates e frutas cítricas, também podem ser prejudiciais para o esmalte dos dentes devido ao seu conteúdo ácido, devendo ser ingeridos como parte de uma refeição e não por si mesmos. As bebidas que contêm açúcar – refrigerantes, limonadas, sumos, café – são particularmente perigosos, pois o seu conteúdo permanece em todos os dentes durante várias horas promovendo a cárie dentária. Por outro lado, alimentos como o queijo, leite, iogurte natural, amêndoas são ricos em cálcio e são capazes de promover a saúde dos seus dentes. Carne de aves, peixe, leite e ovos são a melhor fonte de fósforo para os nossos dentes. As frutas e legumes aumentam a produção de saliva que neutraliza o poder ácido de outros alimentos, ajudando assim no combate à cárie.

Existem, assim, formas eficazes de combater o aparecimento de cáries:

  1. Escovar os dentes duas vezes por dia (dois minutos de cada vez);
  2. Ter cuidado redobrado com as opções de lanches entre refeições;
  3. Reduzir o açúcar na sua dieta, nomeadamente nas bebidas ingeridas;
  4. Incluir, cada vez mais, laticínios, frutas, legumes e água na sua dieta.

São os elementos chave para promover a sua saúde oral.

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