Como funcionam os implantes dentários?

2022-07-04

Como funcionam os implantes dentários?

A Medicina Dentária atual tem como um dos seus mais importantes paradigmas a promoção e manutenção da saúde oral na sua vertente funcional e estética.
Sendo a manutenção dos dentes naturais um dos seus maiores requisitos!

Contudo existem muitas situações que, por doença ou traumatismo, se perdem dentes, todos eles com funções importantes e imprescindíveis. A Implantologia é uma das áreas da Medicina Dentária que mais evoluiu nas últimas décadas, dedica-se à substituição desses dentes perdidos, por dentes protéticos que se aproximem o mais possível dos naturais, um fenómeno que apelidamos de biomimetismo.

Os dentes sobre implantes têm como objectivo permitir uma mastigação, estética, fala e conforto semelhante aos dentes naturais. Os implantes dentários permitem diversos tipos de reabilitação oral, com uma taxa de sucesso elevada. 

Então, em que consiste um implante dentário e como funciona?

Um implante é um dispositivo médico, geralmente com o formato de um parafuso, que se aplica no osso da cavidade oral, através de uma intervenção cirúrgica. Habitualmente, comparamos o implante a uma raiz dentária artificial de um ou mais dentes perdidos, sobre os quais ancoramos dentes protéticos, vulgarmente chamados coroas ou próteses.

Este procedimento funciona porque, ao cicatrizar, forma-se uma ligação biológica entre implante e osso que, posteriormente, permite suportar a função mastigatória.

A grande vantagem é que os implantes permitem que os novos dentes sejam fixos, ao contrário das soluções mais clássicas, nomeadamente as próteses removíveis, às quais os utentes vulgarmente chamam “dentaduras”. Com as técnicas e materiais de Implantologia de que dispomos hoje em dia, conseguimos resultados confortáveis e naturais, funcionais e estéticos. Em comparação com os tratamentos tradicionais, os implantes são uma solução que permite uma melhor higienização, além de mais conforto psicológico e estético.

A taxa de sucesso de um tratamento com implantes é muito elevada, acima dos 90%. Importa salientar que nós consideramos sucesso, não apenas a ausência de doença e durabilidade, mas também o conforto e satisfação final de quem nos procura. Para mais informações, não hesite em nos contactar!

VOLTAR

Pesquisa

Últimas Publicações

LAclinic

Na LAclinic cada paciente é único e por isso procuramos sempre individualizar o seu tratamento, encontrando a melhor solução estética e funcional.

CLÍNICA CERTIFICADA ISO:9001

Certificação ISO:9001          Leading Dentists Portugal

Contactos

Emergência 24/7

912 681 075

LAclinic Aveiro - Edifício 15

234 429 755

LAclinic Aveiro - Edifício Corticeiro

234 425 917

LAclinic Oliveira do Bairro

234 747 368

segunda a sexta: 9:00 às 13:00; 14:00 às 20:00
sábado: 09:00 às 13:00