A importância do fio dentário

2023-05-03

A importância do fio dentário

Estudo revela a importância do uso do fio dentário na prevenção de cáries e doenças gengivais.

Um estudo recente publicado no “Journal of Clinical Periodontology” revelou a importância do uso diário do fio dentário na prevenção de cáries e doenças gengivais. A pesquisa analisou mais de 1.500 pacientes em diferentes faixas etárias e concluiu que aqueles que usam regularmente o fio dentário apresentaram menor incidência de cáries e doenças periodontais.  De acordo com o estudo, o uso do fio remove a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e abaixo da linha da gengiva, locais onde a escovagem convencional não consegue alcançar. Esses resíduos podem causar inflamações, cáries e até mesmo a perda dos dentes. Além disso, a pesquisa também destacou que o seu uso contribui para a redução da inflamação na gengiva e ajuda a manter a saúde dos tecidos periodontais.

A inflamação na gengiva, conhecida como gengivite, é uma das principais causas de perda dentária em adultos. Em 2015, a DGS realizou o III estudo nacional de Prevalência das Doenças Orais no qual foi possível concluir que a prevalência da periodontite em Portugal era de 11%, aproximadamente. No entanto, são necessários mais estudos, com um número significativo de participantes que nos permitam caracterizar epidemiologicamente a saúde oral no geral e a saúde periodontal, em particular. Por isso, é fundamental que a população tenha consciência da importância do fio dentário e o inclua na sua rotina diária de cuidados com a saúde oral.

Consulte a LA Clínica e marque a sua consulta para saber mais sobre como manter uma boa higiene oral e prevenir doenças dentárias!

Pesquisa

Últimas Publicações

LAclinic

Na LAclinic cada paciente é único e por isso procuramos sempre individualizar o seu tratamento, encontrando a melhor solução estética e funcional.

CLÍNICA CERTIFICADA ISO:9001

Certificação ISO:9001          Leading Dentists Portugal

Contactos

Emergência 24/7