Implantologia

    Implantologia

    O que é a Implantologia?

    A implantologia dentária é um intervenção para a substituição dos dentes em falta. É um tratamento feito por etapas, mas assume-se como eficaz e duradouro, uma vez, que pode durar uma vida.

    O implante consiste numa estrutura de titânio, que substitui a raiz de um dente.

    Em volta do implante de titânio irá ocorrer um processo denominado de osteointegração, o qual consiste na formação de tecido ósseo que irá unir o material supracitado ao organismo.

    Só após este processo de cicatrização é que se pode colocar a coroa definitiva sendo que  este processo pode demorar entre 3 a 6 meses até estar definitivamente concluído.

    Existem inúmeras vantagens associadas à colocação de implantes desde a aparência, uma vez que os implantes se assemelham aos próprios dentes, ao conforto, pois estão fixos e não criam o desconforto associado às próteses removíveis e a durabilidade, pois se forem praticadas boas práticas de higiene os implantes não duram uma vida, podem durar.

    Para a colocação de implantes é necessário ter em consideração vários factores entre eles se existem gengivas saudáveis e se existe osso suficiente para suportar o implante.

    É igualmente importante verificar se o paciente é fumador compulsivo, se é diabético ou se sofre de alguma doença do coração pois necessitam de ser avaliadas individualmente.

    Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo dos seus implantes.

    FAQs de Implantologia

    Qualquer pessoa pode fazer implantes?

    Em principio sim, no entanto em cada caso o médico dentista vai avaliar se há alguma contra-indicação.

    Quais as vantagens dos implantes em relação às pontes?

    Não é necessário mexer nos dentes vizinhos e impedem a perda óssea.

    As pessoas que não têm nenhum dente podem fazer implantes?

    Sim.

    De que material é feito um implante?

    De titânio.

    A colocação de um implante dói?

    Não, a anestesia usada é a mesma que é utilizada para fazer uma extracção dentária.

    Como se lavam os implantes?

    A técnica de higiene usada é semelhante aos dentes naturais, mas para cada caso o Médico Dentista dará as indicações adequadas.